Instituição

  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Órgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

O Centro Social da Paróquia de Beiriz, com sede na Rua da Igreja, nº 65, na freguesia de Beiriz, deste concelho, NIPC 502655739, é uma instituição de solidariedade social, cujo registo foi lavrado com a inscrição nº 66/92, na folha 192 do livro nº4 das fundações de solidariedade social e considera-se efetivo em 20 de Novembro de 1991. Os seus fins estatutários visam promover a ação social e o apoio às famílias.

Porque foi Criada?

Nas décadas de 50/60 e 70 existiu uma creche na freguesia de Beiriz fundada pela família Miranda, dona da  fábrica dos famosos tapetes de Beiriz.

A finalidade dessa creche era acolher os filhos dos seus trabalhadores para que não ficassem sozinhos em casa, enquanto os seus pais estavam no seu período de trabalho. Devido a alterações do regime em vigor deu-se o encerramento da creche.

No dia 1 de Janeiro de 1992, nasce o Centro Social da Paróquia de Beiriz oriundo do Conselho Paroquial. Este centro surgiu a pedido da população da freguesia, já que as mudanças que vinha ocorrendo no contexto do mercado de trabalho fizeram sentir necessidade de existir um sítio seguro onde os pais pudessem deixar os seus filhos.

Um ano mais tarde, em Janeiro de 1993 o centro dá inicio às suas actividades pedagógicas, começando com a creche e posteriormente, com o prolongamento do Jardim de Infância público em regime de cooperação com a Câmara do nosso conselho. Mais tarde, começamos também a apoiar as crianças da escola primária em regime de ATL. Com o decorrer do tempo verificou-se que o jardim de infância oficial não oferecia uma resposta para todas as crianças da freguesia, em idade pré-escolar, sentindo-se então, a necessidade de abrir salas de Jardim de Infância: para os 3, 4 e 5 anos, respectivamente. As salas desta valência encontravam-se dispersas por diferentes pólos da freguesia, dado não existir um espaço onde pudessem ser desenvolvidas em conjunto.

 Daí ter-se sentido a necessidade de ter um edifico único para a concentração de todas as salas e após várias visitas da segurança social teve-se de tomar uma atitude, pois a segurança social lançou um ultimato; ou se mudava de instalações ou fechavam-nos a valência de jardim de infância, deixando aproximadamente 50 crianças sem apoio.

Este foi o desafio colocado aos Beirizenses e em particular foi um sonho vivido intensamente pelo falecido Monsenhor Manuel Amorim; que se tornou uma realidade em Fevereiro de 2006, altura em que mudamos para as novas instalações. O jardim de infancia e o ATL passaram a ocupar as novas instalações, enquanto a creche permaneceu no edificio originalmente construido para este fim. Actualmente, também a valência creche, foi já foi já transferida para o novo edificio sede.

Missão:

O Centro Social da Paróquia de Beiriz tem como missão, estimular a criança nos vários níveis de desenvolvimento (motor, afectivo e cognitivo), e responder de forma imediata e adequada às suas necessidades individuais, através de espaços, meios e recursos humanos adequados.

 

Visão:

O Centro Social da Paróquia de Beiriz ambiciona ser uma referência no sector social, com certificação na qualidade dos serviços prestados, contribuindo para o exercício de melhores práticas na área socioeducativa e que garantam a excelência das mesmas.

 

Valores:

O Centro Social da Paróquia de Beiriz tem como principal objectivo o desenvolvimento integral da criança assente em valores e regras sociais, baseando a sua conduta nos seguintes valores:

- Solidariedade

- Confiança

- Bem-estar

- Segurança

- Educação

- Igualdade

- Criatividade

Direção

Presidente: Padre José Figueiredo,

Vice-Presidente: Manuel Fonte

1ª Secretária: Ângela Ferreira

2ª Secretária: Daniela Ferreira

Tesoureiro : Mário Pereira

 

 

Conselho Fiscal

Presidente: Elsa Oliveira

Vogal: Carlos Soares

Vogal: Ilda Fonte

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais